Design Review – A arte da crítica do Design

O que é Design Review

 

Design Review são sessões regulares onde são apresentadas e avaliadas as etapas do processo e as decisões de design de um produto ou serviço. Nestas sessões, as partes interessadas deverão analisar com um olhar crítico para fornecer feedbacks da etapa corrente do design, seja ela um protótipo de baixa fidelidade ou o design final.

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Por que fazer uma Design Review?

Os objetivos de uma Design Review além de discutir decisões de design de uma forma visual são, tomar decisões sobre usabilidade, apresentar resultados de testes, definir fluxos de usuários, testar novos pontos de vistas sobre um produto em desenvolvimento, entre outros…

O propósito é deixar todo o time ou departamento alinhado com as questões de design que levaram a solução atual, além de corrigir possíveis problemas que poderão ter impacto no tempo de desenvolvimento e implementação ou na experiência do usuário.

O feedback recebido servirá para aplicar melhorias em seu projeto que podem do seu produto final.

 

Quando fazer uma Design Review?

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Em minha experiência na indústria, nós precisávamos avaliar, além do design de interface e da experiência do usuário, decisões de design que envolviam do material utilizado a avaliação de possíveis fornecedores. Estas decisões poderiam impactar no custo de produção e no valor ao usuário final, o que inviabilizaria o projeto.

Nestes casos, a Design Review eram o filtro onde as os projetos menos promissores eram deixados em segundo plano ou descartados, e os mais promissores e suas possíveis melhorias implementadas.

As reuniões eram semanais, feitas por vídeo conferência, com um grupo grande de participantes e times localizados em diferentes cidades e países.

O grande número de reuniões não queria dizer que todos apresentavam toda semana. O ideal é apresentar o progresso do seu trabalho quando houver alguma evolução relevante para ser discutida.

A grande vantagem desse modelo é que todos os times tinham uma visão do todo que acontecia na empresa. Eu acredito que este é um excelente modelo para ser adotado no Branco do Brasil.

 

Criando a sua Design Review

Time

Icons: Becris from the Noun Project

Em geral, essas reuniões são feitas com especialistas de UX, designers, pesquisadores e líderes da área. A participação de desenvolvedores e stakeholders são muito bem-vindas e vão enriquecer a reunião.

O número de integrantes pode variar de acordo com a necessidade de seu projeto. De 5 a 6 pessoas quando a Design Review for para alinhar o seu progresso com o seu time, mas esse número pode ser bem maior se for para alinhar o produto com todos os outros times.

Em uma reunião com um número maior de pessoas é importante a participação de um líder, gerente ou Product Manager. É ele quem vai dar a palavra final em pontos polêmicos e visões conflitantes.

Eleja um facilitador. É ele(a) que irá controlar a agenda e o tempo de cada apresentação, além de anotar os feedbacks e posteriormente cobrar a implementação das melhorias.

 

Agenda

Crie uma agenda online para as apresentações onde os interessados devem marcar o tempo necessário para seu projeto. O tempo pode ser fracionado em apresentações de 10, 20 min, e até 1 hora, dependendo sempre da complexidade do produto.

Evite reuniões muito longas. Apresentações com mais de 1h são cansativas e podem além de dispersar a atenção, afetar a análise crítica dos participantes.

 

Hora e Local

Marque as reuniões sempre na mesma hora e local. É essencial uma tela grande para apresentar os projetos e, se possível, equipamento para vídeo conferência com times remotos.

Seja rigoroso com o horário de início e término da DR e com tempo de cada apresentação.

 

Preparando a sua Design Review

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Com o local e a data definidos é hora de montar a sua apresentação.

Monte uma apresentação com todos as etapas do processo de design, elas serão o seu guia, além de servir como documentação do seu progresso.

Defina as diretrizes do que você pretende mostrar. Elas vão servirão como guia para responder possíveis perguntas.

  1. Como você chegou a esse conceito?
  2. Qual é o público-alvo para o qual este produto está sendo projetado?
  3. Se você está usando personas, quais são os objetivos da persona principal?
  4. Quais são os objetivos de negócios para este produto?
  5. Como esse conceito alcança os objetivos de negócios?
  6. Como a pesquisa ajudou a moldar esse conceito?
  7. Que partes interessadas contribuíram para o seu conceito?
  8. Quais são os princípios que guiarão o restante do design da UI?
  9. Como este produto se integra com outros produtos?
  10. Como esse conceito se encaixa no roteiro de seu produto?

Fonte: ADOBE https://theblog.adobe.com/how-to-conduct-a-design-review/

 

Apresentando sua Design Review

 

Prepare uma introdução

Prepare uma introdução clara e simples, informe quais os objetivos a serem alcançados e como a sua solução de design vai ajudar a alcança-los.

Explique em qual momento do processo de design você está, seja da concepção ou do design final.

Evite jargões da moda ou tecnicismos que possam dificultar o entendimento do seu público.

 

Mostre, não conte!

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Seja visual na sua apresentação. Mostre de forma clara e direta sua intenção, apresentando as soluções de design, seja com wireframes, interações, visual design ou fluxogramas.

De preferência desenvolva um protótipo navegável e forneça o link para que os participantes possam testar em seus próprios dispositivos.

 

Não suponha, comprove com dados!

Aplique testes com usuários para validar suas suposições antes de levar o seu produto à uma Design Review. Use os dados e as descobertas dos testes para comprovar seu ponto de vista ou o sucesso do uso de seu produto.

 

Mostre somente o necessário!

Tenha foco nas decisões de design que você deseja validar. Mostrar muitas coisas ao mesmo tempo ou detalhes desnecessários no layout podem confundir e distrair os participantes com perguntas que não são relevantes no contexto apresentado.

Nestes casos, você ou o facilitador devem guiar a conversa novamente ao foco da apresentação.

 

Cuidado com os detalhes!

Mesmo alguns problemas simples, como erros de gramática ou elementos de interface com cores erradas ou fora do lugar, podem gerar distrações desnecessárias.

 

Feedback

Terminada a apresentação é aberto um tempo para feedback dos seus pares.
Respondas as dúvidas que surgirem após a apresentação. Todos os participantes podem dar opinião e falar sobre o design apresentado.

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Recebendo Feedback
  • Não fique na defensiva. Responda as perguntas com clareza e adicione os seus pontos de vista.
  • Anote todos os feedbacks. Posteriormente você decidirá junto ao seu time o que será implementado.
  • Não seja irredutível. Aceite os pontos de vista divergentes e aplique as mudanças, se elas se mostrarem necessárias.
  • Evite focar em apenas um ponto de vista ou que um participante domine a sessão.
  • lembre-se de que você não é o seu usuário.
  • lembre-se de que você não é o seu design.
Dando Feedback
  • Avalie o design e não o designer
  • Anote o que for pertinente durante a apresentação. Deixe o seu feedback para final.
  • Faça comentários construtivos e evite simplismos como “Não gostei” ou “achei feio”
  • Lembre-se de que você não é o seu usuário.

Terminada a Design Review, e agora?

Terminada a sessão é hora de colocar em prática tudo o que foi discutido.
Pense em todos os feedbacks colhidos e explore possíveis soluções.

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Um bom feedback é muito valioso no processo de design, mas tenha em mente que nem todos os feedbacks são bons e nem todos precisam ser atendidos. Discuta com o seu time quais devem ser implementados com foco nos problemas principais.

Aplique tudo o que for útil. Dispense o que não adicione valor ou guarde para um segundo momento.

Prepare um novo protótipo para testar com seus usuários.

Prepare-se para mostrar tudo o que foi aprendido e apresente a evolução do seu produto em uma próxima Design Review.

A Design Review é uma ferramenta indispensável no processo de design. Ela vai te ajudar a trabalhar de uma forma colaborativa e dinâmica com o seu time, com o foco na solução de problemas e na experiência do usuário elevando a cultura de design da sua empresa para o próximo nível.

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