12º Café com UX

Sobre a nossa 12ª Edição


Onde e quando foi?
Nosso décimo segundo (e último) encontro ocorreu no auditório do Sede VI, em 12/12/2018.

O que aconteceu no evento?

Lá se foram 12 encontros para conversar sobre UX. Teve pesquisa, Acessibilidade, Persona, Gamificação, Heurística, vários cases, painéis, desafios e, por fim, um papo sobre o maior evento de UX da América Latina, o Interaction Latin America (ILA) que neste ano levou uma caravana de designer, nossos Rux, para participar do evento.

Um ano inteiro de compartilhamento de experiências, engajamento de várias pessoas em um único objetivo: Experiência do Usuário. Ou seria Experiência da Pessoa? O exercício de empatia foi tão grande que chegamos até a questionar o clássico termo cunhado pelo vovozinho mais fofo do mercado (definição de Don Norman, segundo Cinthia). Talvez “usuário” seja impessoal demais para quem está tão preocupado em descobrir as dores dessa pessoa e soluciona-las da maneira mais prazerosa possível. Mas tudo bem, não precisa mudar tudo por isso, blz?!

Mas será que os designers, programadores, POs e gestores estão realmente tão preocupados assim com o conforto e felicidade de quem está usando nossos produtos e serviços? Será que estão pensando em soluções acessíveis a todos? Será que estão de fato saindo das suas cadeiras para irem até as pessoas para descobrir quais são de fato as necessidades delas?

No ILA se falou muito sobre essas questões. E foi esse tema que trouxemos para o painel, que contou com os grandes André, Nanci, Daniel e Keiti. E com a majestosa mediação da Erica.

A Keiti começou contando sobre a experiência de se participar de um evento como esse. Toda a motivação que isso gera, toda a empolgação e renovação que esse contato com outras pessoas do mercado produz.

Já o André abordou bem a questão da acessibilidade, trazendo muito do que foi apresentado no ILA e já aproveitando para questionar o trabalho do BB nesse assunto exemplificando com vivências da rede, nossos usuários internos.

Em seguida, o Dr. Daniel falou sobre cultura de UX e Liderança. Ele nos apresentou alguns exemplos do mercado e como algumas empresas estão trabalhando para que todo o quadro funcional tenha plena consciência de que o trabalho de todos os colaboradores da empresa tem responsabilidade sobre a experiência que as pessoas terão no uso do produto ou serviço.

E a Nanci fechou o painel com uma análise técnica sobre o conteúdo de pesquisa que foi apresentado no ILA. A pesquisa está ganhando muito espaço no mercado e provando seu valor nos projetos como etapa essencial. Porém, nem sempre as técnicas são aplicadas de forma adequada. É necessário ficar atento para a importância de pesquisar e descobrir do que o usuário precisa; mas também reconhecer que, com uma pesquisa não muito legal, é difícil chegarmos aos problemas reais.

E Desafio, teve?

Como um bom Café que se preze, teve premiação do Desafio 11ª Edição cujo tema foi Quiz Impossible. O ganhador desta vez foi o Rodrigo Costa, designer de UX da Gecap São Paulo. Parabéns Rodrigo, já já seu troféu chega aí.

Ao final, o Cadu revelou um pouco do que teremos na Plataforma de UX e nos convidou para contribuir para a construção de seu conteúdo. A construção do conteúdo da Plataforma será colaborativa. Cadu solicitou a todos que contribuam com suas ideias e sugestões de conteúdos registrando tudo no Hackmd. Vamos lá, participe, a Plataforma de UX é para você!

E como fica 2019?

Então, em 2019, é claro que teremos muito Café com UX. Porém, ele será reformulado e atualizado com os feedbacks que coletamos de vocês… vai ficar ainda mais incrível! Mas ainda é surpresa, só posso dizer que será trimestral e o primeiro será em março, dia 13.

A nossa divisão de UX agradece imensamente a todos vocês que estiveram conosco em 2018 e nos ajudaram a construir o Café com UX. Nos vemos em 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top